Pular para o conteúdo

4° Encontro das Unidades Regionais do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica: Conexões e Ações no Caparaó Capixaba

O 4° Encontro das Unidades Regionais do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica aconteceu na última semana (30/09), em Alegre/ES, na região do Caparaó Capixaba.

A MV, como unidade regional do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, teve o prazer de sediar o encontro e receber mais de 20 representantes de diversas instituições que atuam na cadeia da restauração da Mata Atlântica. A programação foi intensa, com momentos de reuniões técnicas e visitas a campo, onde os participantes puderam conhecer a realidade local e os agentes que fazem a diferença na restauração da região do Caparaó.

Segunda-feira | 30/09/2024

A comitiva do Pacto desembarcou no aeroporto de Vitória e seguiu em direção ao Parque Estadual Pedra Azul. A primeira visita foi ao Sítio Giggio Pizzol, de um produtor parceiro atendido pela MV no programa Reflorestar. Lá, os visitantes puderam ver de perto como a produção de cafés especiais, aliada ao ecoturismo, fortalece a cadeia produtiva e gera novas oportunidades para os produtores da região.

No final do dia, a comitiva se deslocou para o Sítio Santa Clara, em Alegre, onde foi recebida com uma tradicional moqueca capixaba, encerrando o dia com uma refeição típica do Espírito Santo.

Encontro no Sítio Giggio Pizzol

Terça-feira | 01/10/2024

A manhã começou com a apresentação oficial do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, onde foram expostos os Grupos de Trabalho (GTs) e o panorama atual do Pacto. Na sequência, foi a vez da MV. Nosso time apresentou quem somos, o que fazemos e como alcançamos nossos resultados, num momento de troca e descontração com os convidados.

À tarde, aconteceu a Jornada de Gestão com o time da MV, conduzida por Vinícius Santos, Diretor de Operações da MV. Ele compartilhou metodologias de gestão de dados e as ferramentas que usamos para alcançar resultados ainda mais expressivos na restauração.

4° Encontro das unidades regionais do Pacto pela restauração da mata atlântica
Representantes das Unidades Regionais

Quarta-feira | 02/10/2024

A quarta-feira começou de forma especial, com a presença de Newton Campos, produtor rural e um dos fundadores da Associação de Plantadores de Água (PLANT’ÁGUA), que contou sua trajetória e destacou o papel da agroecologia na conservação das nascentes. A Secretária de Meio Ambiente, Graziela Ferreira, também participou, falando sobre o Gestágua, o PSA Municipal de Alegre, e seu impacto no município.

Após as apresentações, o grupo realizou um plantio simbólico no Sítio Santa Clara, onde a anfitriã Adriana Madeira contou a história do local e a importância da preservação. Adriana, produtora participante do Programa Reflorestar, escolheu realizar o plantio nas áreas já previstas em seu projeto de restauração.

À tarde, a comitiva visitou a Comunidade de Feliz Lembrança, em Alegre, onde foi recebida com um almoço caseiro e conheceu a história de superação e organização da comunidade. O grupo também visitou a FRUMEL, cooperativa de polpa de frutas, e viu de perto o SAF agroecológico do produtor Henrique, com abelhas nativas, espécies para recobrimento, matéria orgânica, café e árvores nativas.

Recepção na Comunidade de Feliz Lembrança

Quinta-feira | 03/10/2024

A programação do dia começou com uma dinâmica voltada para o mapeamento dos atores da restauração, que foi tão produtiva que se estendeu até parte do almoço. Após a pausa, a comitiva seguiu para a RPPN Estância São Lucas, em Guaçuí, onde foram calorosamente recebidos pelos proprietários João Batista e Tida. Eles são referências na região em técnicas de restauração e na soltura e reintrodução de aves na natureza.

Os participantes visitaram áreas restauradas com técnicas diversas, como regeneração natural, reflorestamento com mudas nativas e a surpreendente técnica de muvuca, que teve grande sucesso. O dia terminou de forma descontraída no Pub Tenebrosa, com karaokê e cerveja artesanal.

RPPN Estância São Lucas
Roda de conversa na RPPN Estância São Lucas

Sexta-feira | 04/10/2024

O último dia de atividades foi dedicado à visita ao Parque Nacional do Caparaó, onde a comitiva aproveitou para explorar as belezas naturais e vivenciar momentos de ecoturismo. A programação seguiu para o Patrimônio da Penha, famoso pelas cachoeiras e o forte apelo cultural da comunidade. Os convidados aproveitaram para se refrescar nas águas geladas do Caparaó, em uma experiência inesquecível.

Comitiva no Parque Nacional do Caparaó
Comitiva no Parque Nacional do Caparaó

Após o almoço, o grupo visitou a RPPN Águas do Caparaó e a Cachoeira Alta, onde foram recebidos por Dalva Ringuier, educadora ambiental que há mais de 25 anos se dedica à preservação e restauração das florestas. Dalva compartilhou sua jornada transformando áreas de pastagem em floresta e falou sobre seus próximos passos, como a conclusão de um Centro de Educação Ambiental e um viveiro de mudas. O encontro foi emocionante e tocou a todos!

Encerramos a comitiva no Patrimônio da Penha com música ao vivo no centro cultural, boa comida e ótimas companhias. Foram momentos de troca valiosa, aprendizado e uma sensação de gratidão por toda essa experiência.

3 comentários em “4° Encontro das Unidades Regionais do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica: Conexões e Ações no Caparaó Capixaba”

  1. Marcelo Meneguelli Campos

    Poder receber diversos Estados, sendo representados pelas URs do Pacto, não tem preço.
    Semana de muito conhecimento e troca de experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *